Chama-se República Oligárquica o período da História do Brasil marcado pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras de Minas Gerais e São Paulo, entre os anos de 18. Se trata, portanto, de quase todo período da Primeira República no Brasil. Oligarquia significa "governo de poucos".
A República Oligárquica (1894-1930) se caracteriza pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras dos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Os presidentes desta época foram eleitos, na maioria das vezes, pelo Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro.
Resposta: Eram grupos geralmente familiares e políticos que podiam ser grandes ou pequenos e eles tinham um grande poder e controle econômico .
Características da República Oligárquica Os presidentes eleitos usavam sua influência política para beneficiar os cafeicultores e garantir sua permanência no poder. ... Assim, esta política de conseguir votos pela força e troca de favores também é chamada de coronelismo.
Clientelismo é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não. O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.
Deputados, presidentes e governadores permaneciam em seus cargos por longos períodos ou trocavam por candidatos do mesmo grupo. E era justamente a ação coronelista que tornava isso possível.
Denominada "política dos governadores", significou, na prática, que o governo central deveria respeitar as decisões dos partidos que mantinham o poder em cada estado, desde que estes elegessem bancadas no Congresso absolutamente fiéis ao presidente da República.