No jargão da didática de leitura e escrita, reescrever um texto não é corrigi-lo ou revisá-lo, como faz supor o senso comum. No contexto da disciplina, reescrever é contar, com as próprias palavras, uma história conhecida, com a qual a turma já está bem familiarizada.
Uso recomendado e dicas
O mecanismo de alteração, desfiguração e dilaceração dos poemas faz parte de um procedimento de reescrita. Ao reescrever sua obra, houve uma alteração e montagem dos versos o que poderia ser classificado como uma escrita em palimpsesto, ou ainda uma transtextualidade.
A reescrita de artigos é uma técnica comum empregada por autores onde eles rescrever texto de seu livro ou conteúdo, repetidamente, alcançam os melhores resultados possíveis para escapar do plágio.
- O modo pelo qual sucederam os fatos durante o desenrolar da trama. - O momento mais emocionante dentro da narrativa, destacando o clima de suspense provocado por parte do leitor. - O objetivo do narrador em determinar um final para a trama, seja este triste, cômico ou dramático, entre outros.