Redução: algumas fraturas com desvio necessitam ser reduzidas (ou seja, colocadas no lugar). Isso pode ser feito sob anestesia geral, local, regional ou, em alguns casos, sem a ajuda de anestésicos. Nessa última modalidade, o ortopedista aplica uma manobra rápida para a redução da fratura.
Redução é o ato operatório de reposicionar os fragmentos após uma fratura… ou dos ossos componentes de uma articulação. A redução é cruenta quando há acesso direto ao foco de fratura; e incruenta se não houver exposição cirúrgica deste.
A redução aberta minimamente invasiva é realizada pela mes- ma incisão lateral utilizada para colocação do parafuso deslizante de compressão (previamente calculada com o uso do intensificador de imagem) com auxílio de um afastador tipo Hohmann, que deve apoiar anteromedial no fragmento proximal do fêmur, corrigindo os ...
Segundo Kuzma (1992), um dos benefícios dos fixadores esqueléticos externos é a possibilidade de utilização da técnica de redução óssea fechada, ou seja, sem a exposição dos fragmentos ósseos, o que não rompe o hematoma da fratura, mantém o suprimento sangüíneo e diminui os riscos de osteomielite.
Os métodos mais usados são redução aberta e fixação interna (RAFI) de lesão anterior e posterior. Esses procedimentos exigem uma exposição cirúrgica extensa e, portanto, não podem ser aplicados no estágio agudo do tratamento, particularmente em lesões múltiplas.
O tratamento incruento pode consistir da aplicação imediata de gesso, sendo considerado precoce quando utilizado até 72 horas a partir do trauma, ou precedido por um período de tração, cutânea ou esquelética.
Quando o desvio for maior, deve ser feito uma redução incruenta, isto é, restaurar o alinhamento e angulação dos ossos fraturados sem a necessidade de abrir o foco de fratura. Isso pode ser feito num pronto-socorro (PS) com anestesia local, ou num centro cirúrgico com anestesia geral.