Rarefação óssea. Diminuição da espessura, da densidade óssea, observada na osteoporose. Etimologia (origem da palavra rarefação).
Significa que ao exame de densitometria a densidade do seu osso está diminuída, podendo significar osteoporose ou estado pré-osteoporose (osteopenia).
As principais características radiográficas da artrite reumatoide são a rarefação óssea periarticular, o estreitamento simétrico do espaço articular, erosões ósseas e edema dos tecidos moles.
Significado de Porose Formação de cavidades. Estado (de um osso) caracterizado por porosidade ou rarefação da substância óssea, manifestada por translucidez aumentada aos raios X.
A reabsorção óssea é uma das partes do processo de remodelação dos ossos, atuando em conjunto com a formação óssea. Estas duas etapas interligadas são intermediadas, respectivamente, pelos osteoclastos e osteoblastos, dois tipos de células do tecido ósseo.
Tratamento: Tratamento do canal radicular e em seguida realizar a proservação. Se ocorrer regreção da lesão, a cura foi obtida, caso contrário, realiza-se cirurgia apical para a remoção do cisto.
Causas de perda de massa óssea além da osteoporose Osteomalácia, deficiências estrogênica, de cálcio e vitamina D, hiperparatireoidismo, hipertireoidismo e doenças inflamatórias/neoplasias são alguns exemplos relevantes", informa o geriatra Ricardo Komatsu.
Rarefação óssea pode estar relacionada com possível osteoporose. Redução da fenda articular pode significar desgaste da cartilagem. Ele precisa agendar uma consulta com um bom ortopedista especialista em joelho para que novos exames sejam solicitados.