O termo pseudartrose é aplicado para designar a situação em que a fratura não mostra evidências radiográficas de progressão do processo de consolidação, indicadas por esclerose nas extremidades da fratura, presença de um hiato, calo ausente ou hipertrófico e persistência ou alargamento do traço de fratura.
Causas da pseudoartrose Instabilidade mecânica. Vascularização deficiente no local da fratura. Tratamento e acompanhamento inadequados ou tardio da fratura. Presença de lacuna entre os fragmentos do osso.
A Pseudoartrose (ou Pseudartrose) é uma complicação caracterizada pela ausência da consolidação de uma fratura. Em outras palavras, é uma falha no processo de regeneração do osso quebrado que impede a total recuperação do mesmo.
Os métodos de tratamento mais utilizados são o auto-enxerto, a estimulação electromagnética, a osteossíntese com placas e parafusos, o encavilhamento endomedular, a fixação externa e em última instância, a amputação.
Como citado previamente existem basicamente dois tipos de pseudoartrose ou retardo de consolidação: as pseudoartroses tróficas e atróficas.
Ossos que não cicatrizam após a fratura são chamados de não-uniões ou pseudoartrose. As não-uniões ocorrem quando um osso quebrado, seja por uma osteotomia (corte cirúrgico do osso) ou por um evento traumático, falha na cicatrização durante vários meses.
Pseudoartrose hipertrófica: o osso formou um calo ósseo, mas continua fragmentado. Pode ser causado por redução, imobilização ou fixação inadequados. Também pode ser por falta de repouso e fazer muito esforço com o membro lesionado.
Existem dois tipos de pseudoartrose: atrófica e hipertrófica: - Pseudoartrose atrófica: ocorre quando o osso não recebe a quantidade necessária de nutrientes para se recuperar. - Pseudoartrose hipertrófica: ocorre quando o osso consegue formar o calo ósseo, mas continua fraturado.
A pseudartrose congênita de clavícula (PCC) é uma afecção rara, que representa um distúrbio na união dos núcleos de ossificação e que pode ser diagnosticada ao nascimento. É mais comum em meninas e do lado direito.