Plantas – representação cartográfica realizada a partir de uma escala muito grande, ou seja, com uma área muito pequena e um nível de detalhamento maior. É muito utilizada para representar casas e moradias em geral, além de bairros, parques e empreendimentos.
Planta baixa é o desenho de uma construção que específica o posicionamento e tamanho de cada ambiente em uma área. Em geral, ela é feita a partir de um corte imaginário à altura de 1,50 m do piso.
"Planta é a representação em escala grande de áreas suficientemente pequenas que podem ser tomadas por planas (a curvatura da Terra pode ser desconsiderada), sem erro sensível." Um exemplo é a planta de situação, utilizada em obras de engenharia e atualização cadastral.
As plantas são também abrigo para uma série de seres vivos, como é o caso de alguns animais. Além disso, estão relacionadas com outras funções importantes, como liberação de oxigênio para a atmosfera, captação de gás carbônico, além de evitarem a erosão e ajudarem a regular a umidade relativa do ar.
Termo referente a arquitetura, mas não muito usual. É a planta da fachada da casa. Exemplo de uso da palavra Planta alta: Eu preciso estudar melhor como farei a planta alta desta casa.
A planta baixa é um desenho técnico em escala que mostra as paredes e cômodos de uma estrutura como se fossem vistos de cima. A representação é feita a partir de um corte imaginário à altura de 1,50m do piso. Esta medida é utilizada pois é capaz de abranger as aberturas de portas e janelas, por exemplo.
A escala numérica indica a relação entre as dimensões do espaço real e do espaço representado, por meio de uma proporção numérica. Por exemplo, numa escala 1:100 000, 1 centímetro medido no mapa representa uma distância de 100 000 centímetros ou 1 quilômetro na superfície terrestre.
Planta é uma das representações cartográficas mais utilizadas para projetos de engenharia ou arquitetura. ... Em suma, a principal diferença entre mapa, carta e planta é a escala. Escala é a relação estabelecida entre as dimensões de um objeto na superfície real e sua representação cartográfica, seja mapa, carta ou planta.
O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes. Os caules podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos.
A folha é o órgão da planta responsável pela captação de luz e sua conversão em energia química para produção de matéria orgânica, processo conhecido pela fotossíntese.