Significado de Subjetivismo substantivo masculino Qualidade de subjetivo, do que se refere ao sujeito, ao indivíduo. [Filosofia] Sistema que só admite a realidade partindo da ótica do sujeito. ... [Filosofia] Doutrina que não aceita a existência de valores universais e absolutos.
Subjetivismo é um sistema filosófico que não admite outra realidade se não a realidade do ser pensante. O subjetivismo acredita que a realidade não é o que pensamos, acredita que vai além disso. É a corrente oposta ao solipsismo, quando em se tratando de análises textuais, como em literatura.
O subjetivismo idealista entende a língua como um fenômeno que tem sua origem no interior do individuo, logo a enunciação, de acordo com essa visão, partiria do interior para o exterior do sujeito.
O subjetivismo é a ideia de que não há outra realidade além da realidade do sujeito. É correspondente ao solipsismo, quando em se tratando de análises textuais, como em literatura. O subjetivismo atribui a fonte de se cada um tem a sua própria verdade, talvez seja impossível haver entendimento. ...
Enquanto o subjetivismo é um estado (uma "foto" atual), a subjetivação é o processo que conduz ao subjetivismo. O princípio que fundamental esta perspectiva de formação de sujeito é a ideia de sermos diferentes, de termos cada um sua subjetividade.
Subjetivismo: oposto ao objetivismo, há valorização das sensações do ser humano e da liberdade de pensamento. Egocentrismo: foco no indivíduo, que passa a ser o centro das atenções. Escapismo: desejo de evasão para escapar da realidade como ela se apresenta, criando um mundo idealizado.
Platão aponta para cima, para o mundo das ideias. ... Num deles li que o objetivismo estético é a perspetiva defendida por Platão, defendendo este que um objeto é belo em virtude das suas propriedades intrínsecas, as quais se encontram no objeto e só no objeto.
Paradigma objetivista Tende a associar a avaliação com medidas dadas às suas bases epistemológicas calcadas no positivismo. O processo de avaliação da aprendizagem se dá através de testes e outros instrumentos de apreciação, onde se atribui qualidade ao que é avaliado. Preocupa-se com a objetividade.
Subjetivismo. O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo. ... Trata-se sempre de uma opinião parcelada, dada por um indivíduo que baseia sua perspectiva naquilo que as suas sensações captam.
Idealização: Motivado pela fantasia e pela imaginação, o artista do romantismo passa a idealizar tudo; as coisas não são vistas como realmente são, mas como deveriam ser segundo uma ótica pessoal.