Todo mundo sabe que quando dizemos que uma pessoa não tem escrúpulos, queremos dizer que não tem ética ou consciência moral, que não tem integridade. ... Por isso, quem não tem escrúpulo não sente nenhum problema de consciência quando faz algo eticamente condenável. O inescrupuloso não tem remorso.
advérbio De modo escrupuloso; em que há escrúpulo, cuidado: dizia a verdade e era escrupulosamente metódica. Etimologia (origem da palavra escrupulosamente). Escrupuloso + mente.
1 Estado de hesitação da consciência (quanto à correção moral de uma ação); receio de pecado ou engano que resulta em dúvida ou inquietação espiritual: "Mme. Brizard recomendou muito a Amâncio que ficasse à vontade; que não tivesse escrúpulos em reclamar qualquer coisa de que sentisse falta" ( AA2 ) .
Característica de ser extremamente minucioso e cuidadoso no cumprimento de uma tarefa. Dizer "ter escrúpulos" significa ter dúvidas de consciência sobre o caráter correto ou incorreto de algo que fizemos.
Repartição onde se recebem impostos; coletoria.
A palavra escrúpulo vem do latim scrupulu e significa pedrinha, embaraço, inquietação, receio, mas, em sentido moral, designa uma razão, muitas vezes, insignificante. Porém, pode exprimir a inquietação excessiva que expressa a consciência por motivos fúteis de terem ofendido a Deus.