Capcioso é um adjetivo na língua portuguesa, que qualifica algo ou alguém que procura enganar, induzindo ao erro. Uma pessoa com um comportamento capcioso tem a intenção maliciosa de confundir e enganar alguém, utilizando de astúcia, sedução e esperteza.
Capciosa é o feminino de capcioso. O mesmo que: espertalhona, manhosa, sorrateira, ardilosa, artificiosa, cavilosa, enganadora, insidiosa.
Que induz em erro: confundi-me diante de seu discurso capcioso. Etimologia (origem da palavra capcioso).
Uma pergunta capciosa faz uma suposição sobre o respondente que o força a dar uma resposta sobre algo com o qual ele não concorda ou não conhece.
Que é atento aos detalhes: 1 minucioso, acurado, detalhista, esmiuçador, metódico, pormenorizado, preciso, rigoroso, sistemático. Que tem cautela: 2 cauteloso, cuidadoso, precavido.
A que se destina a criar um efeito enfático, não visando necessariamente uma resposta.
Exemplos de perguntas retóricas
Trata-se de uma afirmação fantasiada de interrogação. ex: Como tinha dinheiro, quis comprar tudo: queijos finos, vinhos importados e – por que não? – chocolates suíços. Para conferir se o uso de por que está adequado, vamos novamente substitui-lo por "por qual motivo".
Retórica é uma palavra com origem no termo grego rhetorike, que significa a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção. A retórica é uma área relacionada com a oratória e dialética, e remete para um grupo de normas que fazem com que um orador comunique com eloquência.