Indolente é um adjetivo ou substantivo de dois gêneros na língua portuguesa, utilizado para qualificar algo ou alguém que não tem a capacidade de sentir dor física. Este termo também é bastante comum como um sinônimo de quem é insensível, preguiçoso, desleixado ou negligente.
1 ocioso, vagabundo, vadio, malandro, abana-moscas, acomodado, alombado, asiático, chinchorro, engrunhido, frouxo, ignavo, inerte, lânguido, lento, lerdo, mandrião, manzanza, mazanza, modorrento, mole, molenga, moroso, napeiro, pachola, preguiçoso, remisso, ronceiro, sonolento, sorna, tardio, tardo, vagaroso, zângano.
Indolência espiritual - Vida e Aprendizado. O espírito deve ser ativo e vigilante; sua vontade deve ser o leme que dá direção à vida do ser humano encarnado, mas a indolência é o grande inimigo que põe o espírito para dormir enquanto o raciocínio vai assumindo o domínio.
A designação de Indolente ou Agressivo baseia-se na evolução clínica do linfoma. No linfoma não-Hodgkin indolente, ou seja, quando o curso clínico do linfoma é lento, os doentes raramente apresentam sintomas na fase inicial, o que leva a que este não seja detectado durante algum tempo.
A Social Loafing, que significa indolência social, é o fenômeno de uma pessoa contribuindo menos para um esforço coletivo do que se ela fosse a única incumbida desta responsabilidade.
Significado de Diretiva substantivo feminino Conjunto de indicações gerais, normas, instruções, políticas que devem ser seguidas por um determinado grupo de pessoas; orientação, instrução, direcionamento: a maioria dos países europeus segue diretivas da União Europeia. Etimologia (origem da palavra diretiva).
Na Bíblia ou fora, grave vem do Latim GRAVIS, "pesado, cheio, sério, importante", do Indo-Europeu GWERE-, "pesado".
substantivo feminino Qualidade de indolente; condição da pessoa sem ânimo nem força física; preguiça, morosidade. Falta de sensibilidade, incapacidade para sentir dor. Condição da pessoa indiferente, que se coloca acima dos sentimentos; que não sente; impassibilidade, indiferença.
De forma sucinta, a indolência social é a negligência que temos diante de uma atitude que podemos tomar. Sabe quando a gente se depara com alguma situação que pode ser resolvida por nós mesmos e, ao invés de agirmos, optamos por ignorá-la? Isso é ser indolente.