advérbio De maneira indigna; em que há desonestidade: aquele trabalho foi conseguido indignamente. Etimologia (origem da palavra indignamente).
adjetivo Que não é digno; que não merece: indigno de perdão. Mau, odioso: tratamento indigno. Desprezível; que desonra: conduta indigna. substantivo masculino Pessoa indigna, vil.
Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Pois, a pessoa que comer do pão ou beber do cálice sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, estará sendo julgada ao comer e beber para o seu próprio castigo.
Além de fazer este gesto em memória de Cristo, este é também um momento de comunhão da igreja e uma forma de cada membro do corpo de Cristo, que é a igreja, se fortalecer. "Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha" (1 Cr 11:26).
Este procedimento visa receber a salvação: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia" (João 6.54) Tomar a ceia é necessário e indispensável: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu, nele" (João 6.56). É o corpo e o sangue!
A celebração da ceia é o que ela representa. Temos que discernir o corpo de Cristo, ou seja, discernir a maneira que o Senhor estabeleceu para que a Igreja viva, cada um fazendo a sua parte, cada membro cumprindo, realmente, o papel dEle no corpo de Cristo. A ceia é exatamente para você discernir o corpo de Cristo.
Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação.