A fadiga é um sintoma médico de um desgaste que pode ser físico ou mental e que vai além do simples cansaço. A pessoa acaba se sentindo sem energia para realizar suas atividades corriqueiras e também pode ter alguns sintomas adicionais, como dores de cabeça, por exemplo.
Sinônimos de fadiga: afronta, cansaço, canseira, fastio, quebreira e sufocação.
As definições dos atributos cansaço, exaustão, desgaste, alteração da capacidade funcional e falta de recursos/ energia mostram-se como os principais atributos da fadiga, independente da disciplina que estuda o fenômeno.
A fadiga muscular é muito comum após um esforço físico maior que o normal porque os músculos não estão acostumado e ficam cansados mais rápido, mesmo para atividades simples, como caminhar ou pegar em objetos, por exemplo.
O cansaço é um sintoma físico ou mental que está diretamente relacionado ao esforço realizado ao longo do dia. É aquela sensação de desconforto que você sente quando realiza uma atividade física muito intensa ou tem um dia muito corrido no trabalho. Já a fadiga é a sensação de estar cansado o tempo todo.
Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) é uma condição de diagnóstico clínico cujo principal sintoma é a presença de fadiga (cansaço) intensa que pode piorar com a atividade física ou mental, mas não melhora com o repouso.
Os tipos mais frequentes de fadiga
Cansar; provocar fadiga;... fadigar v.t. Fatigar. fadigam Fadigam vem do verbo fadigar. O mesmo que: fatigam.
Se a fraqueza muscular resultar em dor, a pessoa pode ser capaz de fazer os músculos trabalhar, mas vai doer. - A fadiga é uma sensação de cansaço ou exaustão ou a necessidade de descansar. Por causa da falta de energia ou força.
Normalmente, a fadiga deveria ser apenas uma imitação, a curto prazo, das atividades físicas ou intelectuais. Mas, em alguns momentos, a fadiga pode representar uma doença: quando não melhora mesmo após o repouso. Os médicos às vezes chamam esse tipo de fadiga de "astenia".