O significado do termo cognitivo É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.
Em outras palavras, toda a interpretação das informações armazenadas pelo cérebro é de competência cognitiva. Esse processo é o que nos permite entender as situações e nos posicionar em relação a elas de alguma forma; sem ele, seríamos incapazes de assimilar, interpretar e imaginar coisas.
Llinares e Penalva (2001) trazem o termo Demanda Cognitiva informando que se trata da classe e nível de pensamento que se é exigido dos estudantes para a resolução da tarefa, apontando o que se alcança e o que se aprende em cada nível.
Elas compreendem habilidades de pensamento, de abstração, de raciocínio, de memória, de linguagem, de capacidade de resolução de problemas e até mesmo de criatividade. O desenvolvimento dessa inteligência cognitiva se faz com um constante e crescente processo de aprendizado.
Segundo Piaget (2002), cognição é o ato ou processo de conhecimento que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, e que também está relacionada ao processo de informação e à capacidade de adaptação.
A cognição é a habilidade de processar diferentes informações através de estímulos recebidos de sentidos diversos como sonoros, luminosos, táteis e químicos, ou seja, através da percepção, incluindo diferentes processos como atenção, memória, raciocínio, linguagem, aprendizagem entre outros. ...
A esfera cognitiva corresponde ao conjunto das funções psíquicas que presidem a noção de realidade, o processamento das experiências com o meio externo e interno e as modalidades de categorização dessas experiências, resultando na adaptação contínua e progressiva do ser humano às condições do ambiente físico e social.
Sete exemplos de atividades de estimulação cognitiva que podem ser realizadas na sua escola