Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. ... Etimologicamente, o nome "caboclo" vem do tupi kari'boka, que significa "descendente de branco". No entanto, existem algumas discordâncias sobre a verdadeira origem do termo.
Aquele que descende de um branco com índio. Pessoas conhecidas no norte como filhos ou descendentes de indígenas com outras etnias.
Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco". O tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro defende que "caboclo" se originou do termo tupi kuriboka, que, num primeiro momento, designava o filho de índio com africana.
Os Caboclos pertencem à uma linha de muita força espiritual, são naturalmente guerreiros, poderosos e humildes. Sempre observadores e sábios procuram ajudar-nos em tudo que podem. Através de seus sotaques arrastados e com uma linguagem simples, eles nos passam ótimos direcionamentos.
Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.
BRASIL CABOCLO Mestiços provindo do cruzamento de brancos com índias, a população de caboclos vivem na Amazônia, embora muitos deles tenham sido desapropriados e transferidos para Belém e Manaus, se tornando extrativistas.
Informar-se, perguntando. 2. Procurar; descobrir; averiguar; pesquisar; esquadrinhar.
Caboclo, dentro da umbanda, corresponde a um espírito desencarnado de um índio, que se manifesta através de uma pessoa capaz de senti-lo, o chamado "médium". ... Podem ser espíritos de outras origens, mas que apresentam semelhanças de caráter com os indígenas.
Com o passar do tempo, ocorreu a mistura das raças, dando origem ao: Caboclo: mistura de índio com europeu. Mulato: mistura de negro com europeu. Cafuzo: mistura de índio com negro.
A "mistura" dos dois grupos étnicos está condensada na definição racial e cultural do caboclo. De fato, a principal característica apontada por vários autores como definidora de uma cultura cabocla é a presença integrada de traços portugueses e indígenas (Galvão, 1955).