1. Que não tem cabeça. 2. [Figurado] Que não tem chefe; que carece de liderança.
Pessoa que não possui cérebro ou parte dele.
adjetivo Sem cabeça; que não possui a parte referente à cabeça.
A circulação do sangue do feto acéfalo é proporcionada pelo coração do irmão. ... Não existe cura. Já a anencefalia é caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e calota craniana.
"A anencefalia é um defeito congênito, que atinge o embrião por volta da quarta semana de desenvolvimento, ou seja, numa fase muito precoce. Em função dessa anomalia, ocorre um erro no fechamento do tubo neural, sem o desenvolvimento do cérebro", diz.
Acéfalo é um adjetivo e substantivo masculino. ... Acéfalo ou anencéfalo são conceitos médicos diferentes. O significado de anencéfalo é entendido como o feto que tem ausência parcial do encéfalo e calota craniana, ocorrendo uma malformação do tubo neural.
acéfala Etimologia (origem da palavra acéfala). A palavra acéfala deriva como feminino de acéfalo, pelo grego "aképhalos,os, on", com o sentido de sem cabeça, sem direção.
É o nome que se dá a sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação do final de uma palavra com o início da seguinte, que ao ser pronunciadas podem dar um sentido ridículo, como: por cada; boca dela; vou-me já; ela tinha; como as concebo; essa fada; aquele guri lá e amigos unidos.
A anencefalia (do grego an= sem; enkepalos= cérebro), ou seja, "sem cérebro", é anomalia congênita, uma anormalidade do desenvolvimento do embrião e do feto, constituindo-se, pois, em gravíssimo problema do sistema nervoso, advindo assim uma anomalia resultante de um defeito do tudo neural do embrião.
Hidranencefalia é uma expressão criada por Cruveilhier para designar uma anomalia encefálica bem definida anátomo e clinicamente, embora de etiopatogenia ainda incerta.