Geralmente, são pequenos versos, com ou sem rimas, e não necessariamente com algum sentido. Entretanto, o que a diferencia é o seu caráter lúdico, importante para entreter e aguçar a imaginação das crianças.
Parlendas são pequenos textos de caráter poético e musicalizado feitos para crianças. Alguns exemplos de parlendas do folclore brasileiro: Um, dois, feijão com arroz. Três, quatro, feijão no prato.
As parlendas são versos ritmados e de fácil memorização, em sua maioria com temáticas infantis. Derivada do verbo "parlare", que significa "conversar", as parlendas proporcionam aos alunos momentos de interação e brincadeiras, aprimorando a sua fala através da récita dos seus versos.
Conheças algumas parlendas que selecionamos para você.
As parlendas são combinações de palavras com temática infantil, que fazem parte do folclore brasileiro. Passadas de geração em geração, as parlendas são rimas usadas como brincadeira pelas crianças. As parlendas costumam ser rimadas e têm ritmo e métrica quando recitadas.
AS PARLENDAS SÃO VERSINHOS COM TEMÁTICA INFANTIL QUE SÃO RECITADOS EM BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS. SÃO USADAS POR ADULTOS TAMBÉM PARA EMBALAR, ENTRETER E DISTRAIR AS CRIANÇAS.
As parlendas são textos recitados com um determinado ritmo, facilitando a compreensão das crianças. ... A criança passa a adquirir habilidades como a observação, a dramatização e a oralidade através delas.
As parlendas exige memória para falar a combinação certa das palavras, mas existe a outra modalidade de parlendas – o trava-língua , que exige tanto memória para falar as palavras na ordem como agilidade para falar rapidamente, como o exemplo acima.
As parlendas surgiram da sabedoria popular e da história das tradições populares do Brasil, e fazem parte do folclore brasileiro. Por isso, são trasmitidas ao longo das gerações.