[ Linguística ] Palavra formada pela junção de um ou mais radicais ou palavras, por justaposição ou por aglutinação.
O simples é aquele formado por apenas uma palavra. Já o composto, como o próprio nome diz, é formado a partir da junção de duas ou mais palavras. Há substantivos compostos que se escrevem sem hífen e outros que se escrevem com hífen.
Roupa composta pela junção de blusa e calça em uma só peça.
Perguntas compostas, como essa, exigem a capacidade de raciocínio rápido, organização das ideias e memorização por parte do candidato. Dessa forma, você poderá avaliar quão atento é o profissional.
Quando estão unidos por hífen, formam uma palavra com um significado diferente das partes. Exemplos: cachorro-quente, alto-falante, mesa-redonda, alto-mar, sangue-frio, má-fé, lugar-comum, meio-termo, meia-voz, meia-estação, meio-irmão, baixo-relevo, criado-mudo. Plural: flexionam os dois.
Como foi estudado anteriormente, o substantivo composto é formado por dois ou mais radicais. Uma das palavras desse tipo de substantivo é originada do substantivo simples, mas que sofreu algumas alterações linguísticas de composição. Exemplo: Fim de semana, couve-flor, girassol, bem-te-vi, erva-doce.
Palavras compostas são formadas por dois ou mais termos que, unidos, formam um termo com outro sentido, equivalendo a uma só palavra. Veja a diferença nas frases a seguir: O atual primeiro-ministro de Israel é Benjamin Netanyahu. O primeiro ministro a chegar à reunião foi Joaquim Levy.
A justaposição, assim como a aglutinação, é um processo de composição de palavras. A diferença é que na justaposição não há trocas ou perdas dos elementos formadores das palavras, que permanecem apenas unidas, sem sofrerem alterações na sonoridade, acentuação ou mesmo na forma da escrita.
Substantivos compostos formados por justaposição Na composição por justaposição, ocorre a junção de dois ou mais radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores. amor-perfeito (amor + perfeito);