A paisagem geográfica pode ser definida como todos os elementos do espaço que os nossos sentidos conseguem perceber e interpretar. Embora para aqueles que a observam a paisagem represente o momento presente, ela se modifica no tempo e carrega em si a materialização dessa passagem temporal.
A paisagem é responsável por registrar vários aspectos representativos da sociedade. Nesse sentido, o conceito de paisagem amplia-se, na medida em que não se limita a uma divisão geográfica. Ela revela aspectos referentes à história, à cultura e, entre tantos outros aspectos, à economia de uma sociedade.
A paisagem é um conceito que se refere a tudo o que podemos perceber utilizando os nossos cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição). Portanto, todo o ambiente terrestre pode ser considerado como uma paisagem: o caos do centro de uma grande cidade, o espaço de uma fazenda ou a área de um bosque.
Paisagem é uma categoria de análise da Geografia que nos auxilia no estudo e compreensão do espaço a partir de um recorte específico. Ela é definida como tudo aquilo que nós podemos identificar e interpretar por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) em um determinado lugar.
Espaço geográfico que possui uma identidade baseada na cultura, na política ou na economia. Espaço delimitado pelo olhar, aquilo que se vê. Pode ser classificado como paisagem natural, sem intervenção humana, ou paisagem humanizada, fruto da ação antrópica (dos seres humanos).
Também pode ser definida como aquela paisagem composta apenas por elementos naturais. Alguns exemplos de paisagens naturais incluem geleiras, desertos, florestas, savanas, o fundo do mar, pântanos e outros.