Osteocondroses são desarranjos não infecciosos e não inflamatórios do crescimento ósseo em vários centros de ossificação. Eles ocorrem durante o período de maior atividade de desenvolvimento e afetam as epífises.
Osteocondrose da base do 5º metatarso (doença de Iselin) - lesão pouco comum que acomete jovens esportistas entre 7 e 10 anos, causando inchaço e dor nos pés. O tratamento consiste em evitar atividades de impacto, uso de medicação analgésica, gelo e, ocasionalmente, imobilização temporária do pé e tornozelo.
A osteocondrose é um grupo de distúrbios que afetam o crescimento ósseo em crianças e adolescentes. Ela deve, mais apropriadamente, ser considerada uma síndrome , e não uma doença.
A causa da osteocondrite dissecante é muitas vezes desconhecida. Teorias incluem lesões recorrentes leves (ex. esportes de impacto) ou perturbações do crescimento causas por atividades esportivas de impacto em crianças durante o crescimento.
Designação genérica dada às doenças dos ossos e das cartilagens.
A degeneração discal (Osteocondrose Intervertebral) é um processo degenerativo comum envolvendo o núcleo pulposo. Com o avanço da idade são observados a desidratação e o ressecamento do disco intervertebral, particularmente o núcleo pulposo.
É a osteocondrite da cabeça do segundo metatarso (osso longo do pé, anterior aos dedos). Pode causar artrose e levar a degeneração da articulação com a falange, causando dificuldade e limitação de movimento. Afeta o osso navicular e causa dor na parte medial do pé, podendo causar alterações no arco plantar.
A osteocondrite dissecante (OCD) é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho em criança e adolescente (OCDJ) e adultos jovens (OCDA) com efeitos secundários sobre a cartilagem articular com dor, edema, possível formação de corpos livres e sintomas mecânicos, inclusive bloqueio articular.
Definição: Inflamação de um osso e sua CARTILAGEM sobreposta. Definição: Qualquer afecção do grupo de afecções ósseas que envolvem um ou mais centros de ossificação ( EPÍFISES). É caracterizada por degeneração ou NECROSE seguida por revascularização e re-ossificação.