Anterior à organização formal, refere-se ao conjunto organizado de três tipos de fatores presentes no funcionamento organizacional. Em primeiro lugar, implica as relações socioafectivas concretas, que englobam as relações de simpatia-antipatia e de confiança-desconfiança.
Empresa Formal: O empreendedor individual paga menos taxas e impostos do que uma empresa convencional e não precisa de contador — se quiser, pode ter a assessoria gratuita de um profissional credenciado pelo governo. Empresa Informal: Empresas informais não pagam impostos, logo não recebem benefícios fiscais.
ESTRUTURA FORMAL: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. ... ESTRUTURA INFORMAL: Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Representa relações que usualmente não aparecem no organograma.
O Banco do Brasil é um bom exemplo de empresa formal, como todo banco é cheio de regras e exige seriedade em todo contato com os clientes, ainda mais quando o serviço que se oferece é justamente cuidar do dinheiro das pessoas, ou seja, do patrimônio dos clientes.
A organização formal consiste em todo o sistema criado pela empresa para se organizar, tais como: processos, normas, padrões de qualidade, níveis hierárquicos, cargos e atribuições de cada membro da instituição.
Conceito de Organização Informal É devido a esta importância das relações informais que cada vez mais os responsáveis pelas organizações se debruçam sobre o estudo das suas causas e consequências bem como na procura de formas adequadas de as facilitar e fomentar.
As principais características da organização formal são:
A estrutura formal segue as relações hierárquicas e a divisão de departamentos. É um dos formatos mais tradicionais e o mais utilizado nas empresas, porque tem a estabilidade como um de seus principais aspectos. Está sujeita ao controle da direção e pode ter um crescimento significativo. A comunicação é vertical.
A organização formal é conduzida pela práticas estabelecidas pela empresa e por uma política empresarial traçada para atingir objetivos da empresa. A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais.
A tipologia de Blau e Scott baseia-se nos principais beneficiários da organização. As organizações são assim classificadas em associações de benefício mútuo, firmas comerciais, organizações de serviços e organizações de bem-estar público.