Oração subordinada adverbial condicional As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem condição. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.
As orações subordinadas adverbiais são iniciadas por conjunções ou locuções conjuntivas e acrescentam à oração principal uma circunstância, que pode ser de causa, consequência, fim, finalidade, tempo, condição, concessão, comparação, conformidade e proporcionalidade.
As orações subordinadas adverbiais são aquelas que possuem valor de advérbio ou de locução adverbial e exercem a função de adjunto adverbial. A gramática da Língua Portuguesa faz uma distinção entre frase, oração e período. Este último pode ser classificado em período simples e composto.
As orações condicionais (if clauses) expressam situações hipotéticas, ou seja, situações que podem ou não vir a acontecer a depender da condição proposta. Geralmente são utilizadas para falar sobre planos futuros, situações prováveis ou não de acontecerem, fatos cotidianos e escolhas feitas no passado.
As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem as funções específicas de um substantivo na relação de dependência com uma outra oração. Orações subordinadas são aquelas que possuem uma relação de dependência com uma outra oração, chamada de principal.
Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.
As Orações Subordinadas são aquelas que exercem função sintática sobre outras, ou seja, a oração que subordina ou depende da outra. Dependendo da função que desempenham, os tipos de oração subordinada são substantivas, adjetivas ou adverbiais.
Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. ... As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.
Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.