Hedge é um instrumento de proteção que pode ser fundamental para empresas e investidores se protegerem contra os riscos provocados pelas oscilações do mercado financeiro. O objetivo, neste caso, é garantir um preço de compra ou venda futura, e não lucrar com a operação.
O hedge é uma palavra de origem inglesa que significa cobertura. Em termos financeiros, ele pode ser definido como uma ferramenta de proteção contra grandes variações de preços. A sua utilização é voltada para os ativos de renda variável. Portanto, é comum vê-lo em estratégias de controle de risco.
O hedge da carteira de investimentos pode ser feito de diversas maneiras como contratos futuros, opções, swaps, mas principalmente a partir de uma boa alocação de ativos. A estratégia de hedge consiste em realizar determinado investimento com o objetivo específico de reduzir ou eliminar o risco de outro investimento.
Hedge é uma estratégia de proteção para os riscos de um investimento, que neutraliza a posição comprada ou vendida para que seu preço não varie. Ao fazer uma operação de hedging, o investidor tem como objetivo eliminar a possibilidade de perdas futuras.
Hedge com contratos futuros Nesse contrato, a parte compradora se compromete a comprar o ativo pelo preço e na data pré-determinados. O mesmo vale para a parte a vendedora, a qual é obrigada a vender esse ativo nos moldes do contrato. O contrato futuro também é conhecido como contrato de hedge.
Hedge fund, também chamado de fundo de cobertura, é um investimento que pode operar com diferentes ativos e estratégias sofisticadas, com o objetivo de lucrar independente da situação do mercado. ... Eles podem tanto buscar a proteção do capital dos seus cotistas quanto serem gerenciados o objetivo de gerar altos retornos.
O hedge é uma estratégia que visa proteger um determinado investimento contra o risco de grandes variações de preço, neutralizando a posição assumida. O propósito da realização de uma operação de hedging é eliminar a possibilidade de perdas futuras. A operação de hedge não é algo novo no mercado financeiro.
Ou seja, hedge é a ferramenta que serve para proteger operações financeiras que são expostas a alta taxa de volatilidade. Tal conceito está relacionado com a constante variação de preço de um ativo. ... Em alguns casos, o hedge é uma estratégia que proporciona algum tipo de previsibilidade ao mercado de renda variável.
Você pode realizar essa estratégia comprando opções de ações ou investindo em índices que são beneficiados com a movimentação do mercado. Para o investimento em ações, a estratégia de hedge é a forma de proteger seu dinheiro e evitar que um possível movimento negativo do mercado afete totalmente seus rendimentos.