Neutralização parcial da base: Por exemplo, se reagirmos uma molécula de ácido nítrico (HNO3) com uma fórmula de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), o ácido liberará apenas um cátion H+, enquanto que a base liberará duas hidroxilas (OH-).
Quando apenas uma parte dos hidrogênios ionizáveis do ácido reage com as hidroxilas da base, ou o contrário, a reação é denominada de neutralização parcial.
HX + YOH → YX + H2O Quando esse fenômeno acontecer, teremos uma reação de neutralização parcial. Quando uma reação de neutralização parcial ocorre, temos a formação de sais hidrogenados ou sais hidroxilados.
Quando um ácido e uma base são misturados ocorre uma reação de neutralização, que produz sal e água. A reação de neutralização mais conhecida é a do ácido clorídrico (HCl) com o hidróxido de sódio (NaOH), resultando em cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O).
Neutralização parcial: Quando a quantidade de cátions H+ provenientes do ácido não é a mesma quantidade de ânions OH- provenientes da base. Dessa forma, a neutralização não ocorre por completo e, dependendo de quais íons estão em maior quantidade no meio, o sal formado pode ser básico ou ácido.
As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal. O ácido libera no meio cátions H+ que se unem aos ânions OH- liberados pelabase e, com isso, formam-se as moléculas de água.
Neutralização parcial é uma reação química que ocorre entre um sal e uma base, formando sempre água, um sal hidrogenado ou um sal hidroxilado. Neutralização é a reação química entre um ácido e uma base em que ocorre a produção de um sal simples (apresenta um cátion e um ânion) e água.
Ajustar o pH. Ácidos (clorídrico, sulfúrico, nítrico, acético, perclórico, ácidos sólidos, etc.): neutralizar com uma base (é sugerido o emprego de uma mistura de bicarbonato de sódio + carbonato de cálcio), acertar o pH entre 5,0 e 8,0 (verificar com papel indicador), descartar o sobrenadante na pia sob água corrente.
Ácido sulfúrico concentrado, tal como qualquer tipo de ácido, pode ser mais facilmente neutralizado pela combinação com um material que tenha uma natureza básica na escala de pH, com carbonato de cálcio (CaCO 3) e hidróxido de cálcio (CaOH 2) sendo dois dos compostos mais usados.