As Alterações da Personalidade podem ser observadas quando a pessoa apresenta uma mudança na maneira de ser depois de ter sofrido alguma condição médica, psicológica, neurológica ou mesmo existencial. É como se passasse a ser outra pessoa, com reações e comportamentos bem diferentes daqueles que a caracterizavam antes.
As alterações da personalidade incluem os seguintes tipos: paranóide, esquizóide, esquizotípico, histriónico, narcisista, anti-social, limite, esquivo, dependente, obsessivo-compulsivo e passivo-agressivo.
Consiste em anomalias da personalidade e do comportamento do adulto que ocorrem na ausência de transtornos prévios da personalidade e em seguida a um "stress" dramático ou excessivo e prolongado, ou a uma doença psiquiátrica grave.
Sintomas e sinais de transtorno de personalidade
Segundo especialistas, a resposta é sim. O dogma da classificação de personalidade é que muitas pessoas acabam se equivocando ao descobrirem as suas e acreditam que esse é o seu autêntico eu – definitivamente. ...
Traços da personalidade podem mudar, mas essência continua a mesma, diz estudo. Questões psicológicas e voltadas à construção da personalidade humana ainda são alvo de muitos estudos ao redor do mundo.
Mudanças de comportamento ou de humor, dificuldade de raciocínio ou concentração, problemas para conviver com outras pessoas ou expressar ideias com coerência, todos esses podem ser sinais de um transtorno mental. No entanto, nem sempre os sintomas são claros, até mesmo para a pessoa que sofre com esse mal.
Os transtornos de personalidade do Cluster B são uma categorização de transtornos de personalidade, conforme definido no DSM-IV e no DSM-5. Eles são caracterizados por pensamentos, comportamentos e interações com outras pessoas dramáticas, excessivamente emocionais ou imprevisíveis.
O diagnóstico de transtorno geral de personalidade se baseia em dois entre os quatro padrões de acordo com o Critério C: cognição, afetividade, relacionamento interpessoal e controle de impulsos. Além disso, as pessoas poderão apresentar comportamentos ou padrões em uma ampla gama de áreas e situações (Critério B).