Estequiometria é a forma de determinar a quantidade de reagentes a ser usado e a quantidade de produtos que serão obtidos em uma reação química. ... A mistura pobre é quando a quantidade de ar na mistura é maior do que o necessário pra completar a queima do combustível na câmara de combustão.
Quando ocorre o contrário e a quantidade de ar é excessiva, temos a chamada mistura pobre, em que há muito ar e pouco combustível. Nesse caso o combustível não será suficiente, e isso faz o motor "engasgar" (o que pode ser especialmente perigoso em situações de trânsito intenso), além de causar perda de potência.
A mistura ar/combustível é o elemento carburante do motor. A proporção ideal dessa mistura é feita pelo carburador (nos carros antigos) ou pelo sistema de injeção eletrônica. Podendo a mistura ser rica, quando contém mais combustível que o necessário; ou pobre, quando contém mais ar que o necessário.
O Cálculo Estequiométrico, ou Estequiometria, estuda as relações de massa, mol, partículas volume entre reagentes e produtos nas reações químicas. ... O reagente em excesso é aquele que está em uma quantidade estequiométrica superior a dos demais reagentes.
Além disso, como houve pouca queima de combustível, a emissão de HC aumenta à medida que a mistura fica mais pobre (lambda maior que 1,2) por causa das falhas na combustão. Existem limites máximos estabelecidos por agências ambientais governamentais para a emissão dos poluentes NOx, HC e CO.
Do ponto de vista da admissão do motor, a relação da mistura ar/combustível é apenas um quociente entre a massa de ar e a massa de combustível na câmara de combustão do motor.
Se houver muito combustível e ar não é suficiente, o motor está com a mistura rica. ... Se houver demasiado ar e o combustível não for suficiente, o motor terá uma mistura pobre, podendo engasgar, desenvolver menos potência, dar "tiros".
O cheiro forte de combustível não queimado na mistura rica é outro sintoma, além disso, poderá apresentar uma fumaça preta. Por outro lado, na mistura pobre, as velas de ignição ficarão muito limpas, ou seja, não terá nenhum depósito.
A mistura e a relação Ar – Combustível: Quimicamente, a reação da combustão de um combustível de forma completa ocorre com as quantidades ideais de ar e de combustível, a essa quantidade ideal, damos o nome de Mistura Estequiométrica.
A quantidade da ar/combustível necessária para ocorrer a combustão é chamada mistura estequiométrica, que no caso da gasolina é 14,6:1 – ou seja são necessários 14,6 gramas de ar para 1 grama de combustível. Como a densidade do ar fica maior sob baixas temperaturas, mais gasolina é necessária para a combustão completa.