As megacidades correspondem às áreas urbanas com a maior quantidade de habitantes no planeta, o que gera uma série de problemas e desafios. ... No mundo, a maior megacidade é Tóquio, que também é considerada como metacidade, pois possui uma população superior a 30 milhões de habitantes.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), as megacidades são aquelas que abrigam elevada densidade populacional, com mais de 10 milhões de habitantes. ... No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro são as duas megacidades do país.
Megacidade é toda e qualquer área urbana com população igual ou superior a dez milhões de habitantes.
Metacidades são aglomerações urbanas em conurbação cuja população supera a marca dos 30 milhões de habitantes. O termo foi usado inicialmente para se referir ao aglomerado urbano de Tokyo; no entanto existem seis entidades urbanas na mesma categoria.
As Megalópoles são regiões de grande aglomeração populacional constituídas pelo agrupamento de grandes regiões metropolitanas, que se interligam não fisicamente, mas por um eficiente sistema de transporte e comunicação. ... O termo megalópole, em suas definições, frequentemente é confundido com a expressão megacidade.
A formação das megacidades e sua proliferação pelo mundo acontecem com base em alguns fatores principais: a intensa urbanização das sociedades, sobretudo durante o século XX, e a acelerada metropolização, ou seja, a concentração das populações urbanas nas grandes metrópoles de seus países.
Tóquio Atualmente, Tóquio (Japão) é a maior 'megacidade' do mundo com 37,4 milhões de habitantes.
O estudo "Megacities: Developing Country Domination" (Megacidades: Dominação de Países em Desenvolvimento) aponta que São Paulo e Rio de Janeiro são as únicas megacidades do Brasil - o termo serve para cidades cujo território é habitado por mais de 10 milhões de pessoas.
As megacidades globais forjaram um circuito conduzido por capital, talento e serviços - e é nele que a economia está acontecendo, diz artigo de Parag Khanna.