Diz-se de pessoa ou medida demasiado rigorosa, severa, inflexível: A chefia implantou um regime draconiano na redação.
[História] Refere-se ao código de leis criado por Dracón, caracterizado por ser muito severo. [Figurado] Excessivamente severo ou rigoroso; inflexível, severo: presidente draconiano; contrato draconiano.
Drácon ou Draconte (em grego: Δράκων, transl. Drákōn) foi um legislador ateniense (século VII a.C.) ... O seu código de leis durou até a época de Sólon, que reteve do código de Drácon apenas as leis relativas ao homicídio.
Drácon e Sólon: adoção de importantes transformações políticas em Atenas. Em termos gerais, os ocupantes desse novo cargo político teriam por atribuição empreender a promulgação de leis que equilibrassem os interesses políticos existentes naquela época. ...
2. Prevaricador. Crime praticado pelo servidor público, consistente em retardar ou praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.
Drácon elaborou um rígido código de leis baseado nas normas tradicionais arbitradas pelos juízes. Ele foi considerado o primeiro a fazer leis para os atenienses, uma de suas características era a previsão de penas pecuniárias. ... Sólon reteve, do código de Drácon, apenas as leis relativas ao homicídio.
No que tange à natureza das leis, Sólon anulou alguns dos excessos que marcavam as punições anteriormente normatizadas por Drácon. Além disso, reformulou os direitos dos primogênitos no repasse das heranças e empreendeu o fim da escravidão por dívidas.