Estabelecimentocomercial do qual dependem outros da mesma empresa. Exemplo de uso da palavra Matriz: A matriz da empresa fica em São Paulo.
A filial, diferentemente da franquia, é um modelo em que o empresário opta por abrir uma nova empresa que pertence à marca. A filial tem gestores próprios e responde à matriz. Na filial, não é cedido o direito de uso a terceiros. Em outras palavras, os gastos com expansão ficam por conta da empresa.
substantivo feminino Órgão onde se faz o desenvolvimento do feto e do embrião entre os mamíferos; útero.
A filial é subordinada a matriz e não possui um poder deliberativo e executivo. Ela representa e age em nome da matriz e também pratica atos que têm validade no campo jurídico e que abrange toda a organização. Existem duas formas de contabilização: centralizada e descentraliza.
Geralmente a configuração dos números têm 14 dígitos, sendo que os dois últimos se referem a empresa que pode ser matriz ou filial. Se o esses últimos números forem 01 a empresa é matriz e se for 02 a empresa será uma filial e assim sucessivamente, conforme a empresa abrir filiais.
9. Conceitua-se matriz aquele estabelecimento chamado sede ou principal que tem a primazia na direção e ao qual estão subordinados todos os demais, chamados de filiais, sucursais ou agências.
Filial é uma nova unidade de uma empresa, que segue as regras e diretrizes de uma sede ou matriz. Assim, a abertura pode ser feita como uma estratégica de crescimento da marca. Logo, o projeto nasce com uma finalidade específica como, por exemplo, a expansão do negócio.
Filial diz respeito à empresa que representa a matriz principal. Entretanto, a filial não tem poder executivo ou deliberativo. Dessa forma, os processos dentro da empresa devem ser praticados de acordo com o estabelecimento principal. Isso porque a filial atua como uma representante em determinada região.
Para se fazer uma gravura é necessário um suporte (matriz) na qual será feito o desenho. Esse suporte é entintado e a imagem é impressa no papel. ... O material da matriz é o que classifica o tipo da gravura. As gravuras são assinadas, numeradas e datadas pelo próprio artista.