A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.
A melanoníquia estriada é uma pigmentação anormal em faixa que vai da base até a ponta da unha. Essa linha que pode ser castanha, cinza ou marrom e, em alguns casos, pode até ficar preta. Ela pode ser fina, extensa, acometer várias unhas ou uma só.
A unha preta pode ter várias causas. A mais comum é ser por traumatismo (batida, pisão, queda de algum objeto sobre o dedo). Neste caso, só resta esperar para que a unha vá crescendo naturalmente e absorva este sangue extravasado, por baixo da unha.
O que é o melanoma na unha, sintomas e tratamento O melanoma de unha, também chamado de melanoma subungueal, é um tipo de câncer raro de câncer que aparece nas unhas e pode ser notado pela presença de uma mancha vertical escura na unha que aumenta ao longo do tempo.
Já as linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) são decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação. Porém, se elas tomam quase toda extensão da unha e não desaparecem, vale a pena consultar um médico especialista.
Se sua unha ficou preta por um hematoma, o ideal é aguardar o crescimento para que a mancha desapareça. Não existe uma forma de acelerar esse processo e efetivamente tirar a mancha na unha.
Ondulação nas unhas pode ter várias causas. Desde alterações comuns do envelhecimento (mais frequentes após a menopausa), até falta de vitaminas e minerais ou mesmo certas doenças, como liquen plano ungueal ou psoríase ungueal ou mesmo micoses das unhas (onicomicoses).