A descarga papilar está presente em 5% das mulheres e ocorre em razão de causas fisiológicas, doenças benignas da mama e câncer de mama. Algumas das lesões benignas da mama estão relacionadas a um maior risco de desenvolvimento de patologia maligna mamária.
As lesões papilíferas nas mamas são compostas por: papiloma intraductal, papiloma intraductal com hiperplasia atípica, carcinoma papilífero intraductal, carcinoma papilífero encapsulado (intracístico) e carcinoma papilífero sólido (este último equivalendo ao câncer invasor.)
O carcinoma papilífero representa mais de 80% dos casos, desenvolve-se nas células foliculares e tem crescimento lento. Geralmente atinge um único lobo da tireoide, mas entre 10% e 80% dos casos apresentam múltiplos focos da doença dentro da tireoide.
O tratamento é cirúrgico, geralmente é necessário marcação da localização do papiloma por ultrassonografia. No entanto para lesões intraductais menores do que 1 cm assintomáticas, de aspecto benigno, podem ser acompanhadas pois o risco de câncer é inferior a 1%.
São encontrados na faixa etária de 35 a 55 anos, que coincide com a fase involutiva dos lóbulos mamários, podendo se apresentar únicos ou vários, uni ou bilaterais, palpáveis ou não palpáveis. Quando palpáveis, podem apresentar-se subitamente, com contornos regulares, móveis e dolorosos.
O fibroadenoma representa lesão benigna, de formato nodular, originária nos lóbulos mamários. Aparece geralmente em mulheres de 15 a 25 anos e mede entre 2 a 3 cm. Tem característica dura (sólido), móvel, liso e indolor. Na maioria das vezes é único.
Os papilomas de Intraductal são um grupo de tumores benignos do peito que provêm do epitélio dos canais lactiferous (isto é, um sistema que ligue os lóbulo da glândula mamário com a ponta do bocal). A incidência destes muda é baixa e geralmente na escala de 2 a 3%, afetando mulheres entre 30 e 77 anos de idade.
Por vezes um nódulo parecido com uma verruga desenvolve-se num ducto mesmo por detrás da aréola. Isto é um papiloma intraductal. Poderá notar um pequeno papo por baixo da aréola e/ou uma descarga de líquido claro, pegajoso ou manchado de sangue do mamilo. Poderá também sentir alguma dor.