[ Jurídico, Jurisprudência ] Pedido de revisão de uma decisão judicial junto de uma instância superior.
Acto ou efeito de interpor ou interpor-se. 2. Posição entre duas coisas.
1. Pôr de permeio; pôr entre. 2. [Figurado] Fazer intervir.
O sentido do verbo "interpor" indica "colocar entre". Observe exemplo: Entre o projeto e a votação, interpôs-se questão legal a ser analisada. Emprega-se o termo "interpor", na linguagem jurídica, para referir-se aos recursos com ideia de um ato processual que se coloca entre um ato recorrido e os atos subsequentes.
Interposição de Recurso é um direito que serve para garantir a parte sua ampla defesa e duplo grau de jurisdição. ... Após esgotarem-se as possibilidades de recurso haverá a decisão do trânsito em julgado, isto é, não poderá haver mais recursos e a decisão do tribunal deverá ser aceita.
Objetividade, concisão e clareza são essenciais para formular um recurso eficiente. A banca examinadora deverá compreender com precisão as contestações expressas no recurso, como ao pedir anulação de uma questão. Em todo caso, é imprescindível descrever exatamente a solicitação.
Agravo de instrumento é o recurso interposto, em regra, contra decisões interlocutórias. Só caberá agravo de instrumento, "quando se tratar de decisão susceptível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida".
Significado de Interpor verbo bitransitivo e pronominal Fazer com que (algo ou alguém) seja colocado entre outras coisas ou pessoas: ele interpôs os livros na prateleira entre os televisores; interpôs-se entre o presidente e o governador para acalmá-los.
Que mostra ter juízo. 2. Sensato.
Significa que a empresa perdedora não concordando com a decisão dada pelo juiz a seu favor, pediu um novo exame do caso ao tribunal.