A maneira como esses sons voltam para formar uma imagem é conhecida como ecogenicidade. Algo com baixa ecogenicidade aparece escuro na imagem e é denominado hipoecoico, ou hipoecogênico, enquanto algo com alta ecogenicidade aparece claro e é denominado hiperecoico, ou hiperecogênico.
Um nódulo de tireoide hipoecoico é o nome dado quando, durante a realização de uma ultrassonografia, o médico observa a presença de um nódulo com baixa densidade, indicando que há líquidos dentro dele, que ele pode ser formado por gordura ou até mesmo por tecidos pouco densos.
O que é Hiperecogênico: [Radiologia] Exame que reflete os ultrassons e produz muitos ecos em técnicas de ecografia ou ultrassonografia.
Quando um nódulo é observado no exame de ultrassom, o ultrassonografista deve descrever as características desse nódulo. Uma delas é o padrão de eco ou ecogenicidade em relação ao tecido adiposo ou gordura da mama. Quando um nódulo é hipoecogênico significa que se apresenta menos ecogênico em relação à gordura da mama.
Lesões hiperecogênicas à ultrassonografia raramente são malignas. Na maioria dos casos, são angiomiolipomas e também não necessitam de tratamento específico, a não ser que sejam maiores que 5 cm, quando apresentam maior risco de sangramento espontâneo.
Este nódulo hiperecogênico na cavidade endometrial possivelmente é um polipo endometrial. Faz diagnóstico diferencial com mioma. Tanto o mioma como o polipo endometrial são patologias benignas que cursam com sangramento uterino anormal, cólicas menstruais e infertilidade.