[ Linguística ] Relação entre palavras que formam uma estrutura semântica mas que têm raízes diferentes (ex.: há heteronímia no género de nomes como vaca [feminino] e boi [masculino] ou no número de pronomes como eu [singular] e nós [plural]).
Heteronímia é o estudo dos heterónimos, isto é, estudo de autores fictícios que possuem personalidade. Ao contrário de pseudónimos, os heterónimos constituem uma personalidade. O criador do heterónimo é chamado de "ortónimo". Sendo assim, quando o autor assume outras personalidades como se fossem pessoas reais.
Desde muito cedo que Pessoa tem predisposição para criar um mundo à sua volta: um mundo como este, mas com outras pessoas. Sem saber como, surgiam-lhe figuras, associadas a um determinado nome e biografia. O seu primeiro heterônimo foi Chevalier de Pas e criou-o com seis anos.
Construir um heterônimo a partir de um personagem de algum conto ou história que você como escritor(a) criou e admira....Independente de qual seja sua fonte de inspiração para criar seu heterônimo, para ser considerado um, é necessário que possua:
Heteronímia (héteros = diferente; + ónoma = nome) é o estudo dos heterônimos, isto é, estudo de autores fictícios (ou pseudo-autores) que possuem personalidade. ... Também criou o semi-heterônimo Bernardo Soares.
Por exemplo, se um indivíduo paga taxas para evitar uma sanção, está agindo por heteronomia, mas se esse indivíduo acredita que é moralmente correto pagar taxas pela prestação de um serviço, ele está agindo com autonomia.
Os poemas de Alberto Caeiro deram início ao paradoxo literário criado pelo poeta português Fernando Pessoa, que inventou vários personagens-poetas, talentosos e dotados de individualidade. Esses personagens ficaram conhecidos como heterônimos, palavra de origem grega que indica "outros nomes".
É um semi-heterónimo porque, não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela.