A Herança Monogênica é determinada por um ou poucos genes, cuja expressão não é influenciada ou é pouco afetada pelo meio. Pode ser Autossômica ou Ligada ao Sexo, e ainda Dominante ou Recessiva (LACAVA e BRAUN, 2006; ROBINSON E BORGES-OSÓRIO, 2007; ICB, 2007).
Equação do equilíbrio de Hardy-Weinberg p = frequência do alelo dominante; ... p² = frequência do genótipo homozigoto dominante; 2pq = frequência do genótipo heterozigoto; q² = frequência do genótipo homozigoto recessivo.
A lei do equilíbrio de Hardy-Weinberg é uma importante forma de verificar se a seleção natural ou outros fatores evolutivos estão influenciando uma determinada população. Por meio da equação de Hardy-Weinberg, podemos determinar a configuração genética de uma população que não está sofrendo evolução.
O gene SRY age como um indutor na determinação sexual masculina. A sua expressão nas células somáticas da crista genital precede os primeiros sinais do desenvolvimento testicular.
Doenças monogênicas ou mendelianas são condições em que a causa primária pode ser atribuída a uma única variante genética definida, ou seja, afeta um único gene.
Os padrões clássicos de herança para distúrbios monogênicos são: autossômico dominante, autossômico recessivo, dominante ligado ao X, recessivo ligado ao X e ligada ao cromossomo Y.
A genética populacional, também chamada de genética de populações, é um campo teórico dentro da Biologia que busca, através de cálculos matemáticos, estudar a distribuição e a composição genética em uma ou mais populações e as consequências de possíveis mudanças nessa composição.
O princípio de Hardy-Weinberg estabelece que, para um determinado par de alelos com frequências p e q, em uma população mendeliana em equilíbrio, a frequência dos diferentes genótipos em cada geração estará de acordo com a expressão p2 + 2pq + q2 = 1.
Quando uma população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg para um gene, ela não está evoluindo, e a frequência dos alelos continuará a mesma por gerações.
Para que uma população permaneça em equilíbrio de Hardy-Weinberg, é necessária a ausência de seleção natural, mutação e fluxo gênico. A população deve ser grande, deve existir o mesmo número de machos e fêmeas, todos os casais devem ser férteis e gerar mesmo número de filhotes e os cruzamentos devem ocorrer ao acaso.