Galactocele é o nome dado à formação cística nos ductos mamários contendo fluido leitoso. O líquido, que no início é fluido, adquire posteriormente um aspecto viscoso, que pode ser exteriorizado através do mamilo.
A galactocele é uma lesão benigna da mama, definida como uma coleção cística de conteúdo lácteo, revestida por epitélio cúbico achatado. Ocorre geralmente no final da gestação ou durante o período de lactação. Pode ser única ou múltipla, unilateral ou bilateral.
Existem várias razões para ter nódulos e altos numa mama lactante. Uma das mais comuns é um canal bloqueado, obstruído por leite, que dá origem a um nódulo duro que pode ser doloroso e sensível. Massaje a zona afetada, principalmente quando amamentar ou extrair leite, para ajudar a libertar a obstrução.
1 Galactocele (ou cisto lácteo) – geralmente ocorrem no período de amamentação. Quando palpáveis podem ser facilmente tratados com punção aspiração dirigida por ecografia.
Um galactocoele pode aparecer branco devido ao leite dentro dele. Se o leite é fresco, tem a viscosidade usual, mas se é mais velho, parece frequentemente engrossado. O tratamento envolve geralmente drenar ("aspirando ") o leite usando uma agulha fina.
O procedimento consiste na retirada dos ductos mamários (canos que transportam o leite durante a amamentação) que estão localizados atrás da aréola e mamilo.
Tratamento caseiro para o leite empedrado
Os cistos mamários habitualmente surgem por uma obstrução nos ductos lobulares terminais, que são a porção do ducto lactífero mais próxima dos lobos. A obstrução do ducto causa acúmulo de líquido e formação do cisto.