A fórmula de compasso é o que vai mostrar quantos tempos terão o compasso e qual figura musical vai determinar o pulso ou a marcação dos tempos. Os estilos musicas estão diretamente ligados a fórmula de compasso.
Eles ditam quanto tempo cabe dentro de um compasso e como as notas se dividirão. O denominador é quem informa em quantas vezes é necessário dividir uma semibreve (4 tempos) para obter uma unidade de duração, ou seja, uma semínima. Já o numerador indica quantas unidades de tempo têm naquele compasso.
Em uma fórmula de compasso musical, o número de baixo indica em quantas partes uma semibreve deve ser dividida para obtermos uma unidade de duração (na notação atual, nenhuma nota tem valor fixo, por isso todas as demais durações são definidas como frações de uma semibreve).
O numerador determina a quantidade de tempos do compasso, e o denominador determina qual é a figura que preenche um tempo do compasso (UT).
Compasso simples é um termo da teoria musical que designa e agrupa as fórmulas de compasso, ou signos de compasso, cuja unidade tempo é representada por um valor simples. ...
Entende-se por unidade de tempo o valor musical que sozinho preenche um tempo do compasso. Pode-se entender que qualquer figura pode representar a unidade de tempo. ... Entende-se por unidade de compasso o valor musical que sozinho ou em junção com outro valor preenche o compasso inteiro.
Uma batida subdividida em duas partes indica fortemente uma estrutura de compasso simples. Se quiser pensar como será essa estrutura escrita, basta imaginar uma estrutura de compasso parecida com uma fração com o denominador 4 ou 2, apesar de ser menos comum.
Os números inferiores utilizados nas fórmulas dos compassos simples são: 2, 4, 8, 16, 32 e 64.
Unidade de Movimento: É a figura que preenche cada movimento do tempo composto. Unidade de Compasso: É a figura que preenche o compasso inteiro.