A estrutura primária é dada pela sequência de aminoácidos ao longo da cadeia polipeptídica. É o nível estrutural mais simples e mais importante, pois dele deriva todo o arranjo espacial da molécula. São específicas para cada proteína, sendo geralmente determinados geneticamente.
A estrutura primária de uma proteína é definida pela sequência de aminoácidos, unidos por ligações peptídicas. É o nível estrutural mais simples e importante, pois o arranjo espacial da molécula deriva desse seqüenciamento. A estrutura primária pode variar em três aspectos: número, sequência e natureza dos aminoácidos.
A estrutura da proteína refere-se a sua conformação natural necessária para desempenhar suas funções biológicas. As proteínas são macromoléculas formadas pela união de aminoácidos. Os aminoácidos são unidos entre si por ligações peptídicas. As moléculas resultantes da união de aminoácidos são denominadas de peptídeos.
A estrutura tridimensional das proteínas é definida por quatro níveis estruturais da organização protéica: estrutura primária, estrutura secun- dária, estrutura terciária e a estrutura quaternária.
Desnaturação é, então, a perda da forma tridimensional de uma proteína, que ocorre por ação de qualquer fator capaz de destruir as estruturas secundária, terciária e/ou quartenária. Para muitas proteínas a desnaturação é reversível.
Os dois principais métodos directos de sequenciação de proteínas são espectrometria de massa e a reacção de degradação de Edman. Também é possível gerar uma sequência de aminoácidos a partir de uma sequência de DNA ou mRNA que codifiquem a proteína, se esta for conhecida.
As proteínas podem ter 4 tipos de estruturas dependendo do tipo de aminoácidos, do tamanho da cadeia e da configuração espacial da cadeia polipeptídica: estrutura primária, secundária, terciária e quaternária.
A estrutura química básica de uma proteína é formada por aminoácidos, os quais possuem um grupo carboxila (de um ácido carboxílico) e um grupo amino (de uma amina). Não pare agora... ... Grupo carboxila: é composto por um carbono que realiza uma ligação dupla com um oxigênio e uma ligação simples com uma hidroxila.