A Escola Técnica Estadual (ETEC) é um programa governamental que objetiva a formação de profissões de nível técnico. ... Ademais, como vários estados adotam políticas similares, mesmo quem não é de São Paulo pode usar o conteúdo a seguir para comparar o ensino técnico ao superior.
As opções de ensino técnico de nível médio permitem que todos os estudantes da rede estadual pelo Estado tenham a oportunidade de se qualificarem sem sair das suas regiões de desenvolvimento, garantindo formação específica e direcionada ao mercado de trabalho.
As inscrições devem ser feitas até 31 de outubro, pelo site www.educacao.pe.gov.br, no banner 'ETE' - https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/. As provas serão aplicadas de 5 a 14 de novembro, conforme agendamento feito pelo estudante no ato da inscrição.
O aluno entra para uma escola técnica, após o fim do primeiro ano do ensino médio e cursa os dois restantes junto com aulas técnicas sobre a área escolhida. Ao fim do curso técnico integrado o aluno recebe dois certificados distintos, um de conclusão do ensino médio e um de conclusão do ensino técnico.
Os cursos técnicos das Etecs têm duração de dois a quatro semestres e formam profissionais em nível médio. Já os cursos superiores de tecnologia contam com uma carga horária maior, de dois a três anos de estudos. Ao final, o tecnólogo recebe um diploma de nível superior.
O resultado da seleção para ingresso na Escola Técnica Estadual (ETEC) será divulgado em 28 de junho.
Escolas Técnicas Estaduais ofertam 8445 vagas para 2021. Podem participar da seleção candidatos que terão concluído o Ensino Fundamental até janeiro de 2021. As inscrições devem ser feitas entre os dias 5 e 16 de novembro exclusivamente no site www.educacao.pe.gov.br de forma gratuita. O edital pode ser conferido aqui.
Inscrições ETEC 2021
Tipos de curso técnico O curso técnico dura três anos e, ao se formar nesse tipo de curso, o aluno recebe dois certificados: o certificado de conclusão do ensino médio e o diploma de técnico. A duração do curso técnico integrado é de três anos e a escolha da formação técnica precisa ser feita logo no processo seletivo.