Em alguns números racionais, a representação decimal (aquela em que a divisão 'nunca acaba') apresenta uma repetição periódica e infinita. São chamados de numerais decimais periódicos ou de dízimas periódicas.
Quando a divisão for infinita deve-se representar o número em termos de casas decimais, de modo que a partir do momento em que os números começarem a se repetir deve-se usar reticências.
Ação ou efeito de dividir. Cada uma das partes distintas em que se divide um todo; porção. Estado do que se acha dividido. Repartição, distribuição, partilha.
Divisão infinita ou dízima periódica é um número que quando escrito no sistema decimal apresenta uma série infinita de algarismos decimais que, a partir de certo algarismo, se repetem em grupos de um ou mais algarismos, ordenados sempre na mesma disposição e chamados de período.
Pode-se definir a divisão finita, de forma clara e objetiva, como sendo uma divisão em que o quociente, ou seja, o resultado da divisão, não é infinito. Todas essas divisões possuem um resultado finito, nessas condições se caracterizam como uma divisão finita.
Divisão com números decimais (divisão com vírgula) Quando a divisão não é exata, podemos continuar realizando a operação com o resto, mas obteremos um quociente decimal. Para isso, adicionamos um 0 ao resto para continuar a divisão e devemos colocar uma vírgula no quociente para prosseguir a operação.
Divisão é a operação matemática inversa da multiplicação. O ato de dividir por algum elemento de um conjunto só faz sentido quando a multiplicação por aquele elemento for uma função bijetora.
Para dividir um número com 2 algarismos primeiramente você precisa analisar se o dividendo é maior que o divisor ou igual. Por exemplo, você tem o número 1372 para dividir por 14. você deve pegar o menor número possível do dividendo que seja maior ou igual ao divisor.
Existem também as divisões infinitas, que são provenientes de frações geratrizes, das quais a partir dela surgem as dízimas periódicas, que se caracterizam pela repetição infinita de um período. Pode-se citar como exemplo as seguintes divisões: 10/3 = 3,3333...
Ao dividirmos um número por outro, o resto da divisão pode ser zero ou não. Se for zero, a divisão é exata; e se não for, é não exata. ... Em toda a divisão, o valor numérico do resto sempre será menor que o número referente ao divisor.