substantivo feminino plural Digressões; afastamento do assunto principal: expressava-se com divagações. [Por Extensão] Delírios; raciocínio confuso; pensamento sem nexo. Ver também: divagação. Etimologia (origem da palavra divagações).
Afastamento de um assunto: 2 digressão, abstração, afastamento, alheamento, desatenção, desvio, distração, diversão, excursão, excurso, parêntese.
Significado de Divagar [Figurado] Afastar-se do assunto; usar de subterfúgios; realizar digressões: aquele professor divagava muito durante suas aulas. [Por Extensão] Desvairar; falar coisas sem lógica: o paciente divagava.
Viagem com paragens predefinidas para determinado fim (artístico, de negócios, etc.) (ex.: a banda parte em digressão no próximo mês). 4. [Figurado, Por extensão] Evasiva, subterfúgio.
Podemos utilizar as palavras devaneio ou desvaneio sempre que quisermos referir o estado de espírito resultante do sonho, da fantasia, da imaginação e da esperança vã. A palavra devaneio é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada.
Devagar é principalmente um advérbio de modo: Ande devagar! Pode ser também um adjetivo: Ele é devagar. Divagar é um verbo: Pare de divagar! De vagar é a sequência da preposição de com o verbo vagar: Gosto de vagar pela cidade.
Como não divagar quando tenho algo importante a fazer?
Tem origem no latim "digressione". Em Literatura, digressão é um recurso utilizado pelo narrador para afastar a atenção sobre alguma ação da história principal. Desta forma, o narrador pode iniciar um tema secundário pouco importante para a trama, ou refletir sobre um assunto que foge da narrativa principal.