As dietas da moda muitas vezes se baseiam em um único macronutriente, o que as torna desequilibradas. Por exemplo, a dieta da proteína, que de fato favorece na perda de peso por aumentar a saciedade, apresenta um alto índice de gordura, o que favorece o desenvolvimento de doença cardiovascular.
O interesse de consumidores "flexitarianos" pelo consumo de alimentos e bebidas plant-based tem ampliado a demanda de produtos antes voltados apenas para os adeptos das dietas vegana e vegetariana.
Os carboidratos e as proteínas são dois elementos básicos e importantes para a saúde que devem estar presentes no prato todos os dias para manter uma alimentação saudável e equilibrada.
Para se ter uma alimentação saudável, alguns pontos importantes devem ser destacados, como:
As dietas ditas "da moda" são um perigo para o controle do peso e, em muitos casos, podem resultar em complicações para a saúde, como fraqueza, perda de massa muscular, desidratação, cansaço, aumento de colesterol, doenças cardiovasculares, entre muitos outros problemas.
Aderir a uma dieta da moda pode significar comer como um homem das cavernas, servir-se de ovo com presunto todos os dias no café da manhã ou riscar do cardápio todo e qualquer tipo de pão. Elas prometem desde a perda de peso rápida até a mudança para um estilo de vida mais natural.
Uma alternativa alimentar saudável é a utilização de partes de vários alimentos que diariamente são descartados. Folhas verde-escuras de batata-doce, mandioca, a casca de ovo, sementes de abóbora, melancia, gergelim, jaca, caju e melão servem e podem ser aproveitados em receitas variadas e saborosas.
Os alimentos são utilizados pelo nosso organismo para realizar o metabolismo, ajudar na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia. Vale destacar, no entanto, que as funções desempenhadas por um dado alimento dependem dos nutrientes que ele possui.
Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.