1. Crítica ou anotação de peça teatral entre os Latinos. 2. Instrução que os actores gregos recebiam dos poetas.
Didascália ou rubrica são indicações cênicas para indicar como determinada ação, como determinada cena, como determinado espaço ou como determinada fala devem ser feitos em uma peça de teatro.
As indicações cénicas ou didascálias são as informações que o dramaturgo integra no texto dramático para indicar como a ação deve ser representada (por exemplo, em relação ao posicionamento, aos gestos e estados de espírito das personagens, decoração dos cenários, aos efeitos de luz e som).
Didascálias são as instruções que o autor dá aos atores para interpretar o texto dramático. Conhecidas hoje como rubricas ou indicações cênicas. ... Nelas, os autores indicam como determinada ação, movimento, intenção e falas devem ser realizadas pelos interpretes.
O texto dramático privilegia a dinâmica do conflito, tentando representar as ações e reações humanas, pela tragédia, pela comédia e pelo drama (propriamente dito), graças à presença das personagens.
4 - É importante que as falas, rubricas e indicações cênicas em um texto dramático realmente retratem bem os personagens porque não há narrador para explicar as ações e descrever as características dos personagens da história. Assim, os atores precisam estar muito bem instruídos para passar a ideia pretendida.
Como os atores sabem como devem falar o se posicionar na cena? (Tanto no roteiro do filme quanto no roteiro de teatro há rubricas que descrevem o que irá acontecer em cada cena, no texto dramático estas indicações são chamadas de marcas cênicas.)
Também conhecidas como didascálias, as rubricas são indicações cênicas que servem para orientar o ator durante a encenação de um texto. Aparecem destacadas, geralmente, entre parênteses e, junto ao discurso direto, compõem os conteúdos de um texto dramático.