Concentração da população e das atividades económicas numa área situada para além dos subúrbios de uma cidade. Esta desconcentração urbana em direção às áreas da periferia decorre de uma fase centrífuga de expansão urbana, iniciada na década de 70, resultando na interpenetração do espaço rural e urbano.
f) saturação das condições socioespaciais das áreas densamente industrializadas, com problemas relacionados com a excessiva poluição do ar, trânsito caótico, atuação sindical, aumento dos custos com mão de obra etc. Existem, naturalmente, vantagens e desvantagens na desconcentração industrial no Brasil.
A guerra fiscal entre as várias unidades da Federação, os salários mais baixos nas regiões menos desenvolvidas, a proximidade de fontes de matérias-primas, o nível da infraestrutura local e o desenvolvimento do Mercosul têm provocado o deslocamento da indústria em direção a diferentes regiões.
A desconcentração industrial no Brasil é importante para levar desenvolvimento social e econômico para outras regiões do País, além de garantir a soberania do Brasil em territórios como a Amazônia (caso da Zona Franca de Manaus).
O processo de conurbação é um dos principais fatores determinantes para a formação das Regiões Metropolitanas. Entende-se por conurbação quando duas ou mais cidades se "encontram" e formam um mesmo espaço geográfico.
Função urbana é o papel econômico desempenhado por uma cidade dentro de uma lógica de divisão do trabalho. A hierarquia urbana é a forma de organização das cidades, ou seja, é a escala de subordinação entre as cidades.
O processo de desconcentração industrial tem o objetivo de reduzir custos produtivos e logísticos para as empresas. Ainda, podemos destacar mais um fato: dependendo da cidade, a mão-de-obra pode ser barata e disponível.
O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da: Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.
Os músculos do pescoço e os dorsais deverão estar relaxados e com uma nítida báscula, favorecendo o engajamento dos posteriores. Somente através da descontração daqueles músculos podemos utilizar toda a musculatura mantendo a elasticidade.