O transtorno conversivo consiste em sintomas ou deficits neurológicos que se desenvolvem inconscientemente e não volitivamente, geralmente envolvendo função motora ou sensorial. As manifestações são incompatíveis com mecanismos fisiopatológicos ou vias anatômicas conhecidas.
As causas do transtorno conversivo são geralmente psicológicos. Só para exemplificar, situações demasiadamente estressantes, problemas emocionais ou distúrbios mentais, como ansiedade generalizada ou depressão podem desencadear a condição.
Que tem a virtude de converter ou transmutar.
Enquanto as crises epilépticas convulsivas apresentam padrão estereotipado dos movimentos motores, com perda da consciência, uma convulsão conversiva varia de uma crise para outra, sem perda da consciência, embora com alterações do estado mental.
Miastenia graveEsclerose múltiplaParalisia parcial das cordas vocaisSíndrome de Guillain-BarréSíndrome "on-off" na doença de ParkinsonMiopatias adquiridasDoenças degenerativas dos gânglios da baseDoenças degenerativas dos nervos periféricosHematoma subduralDistonias adquiridas e hereditárias
Tipicamente, os sintomas conversivos individuais têm curta duração. Em indivíduos hospitalizados com sintomas conversivos, os sintomas apresentam remissão em 2 semanas, na maioria dos casos.
As pessoas com transtorno de conversão podem sofrer sintomas dramáticos como cegueira, visão dupla, fraqueza ou paralisia, espasmos musculares, convulsões, perda de equilíbrio, pele entorpecida, perda de memória, dificuldades de deglutição, tiques motores ou mesmo alucinações (entre muitos outros).
Transtorno conversivo ou dissociativo é uma condição médica em saúde mental em que sintomas de ordem neurológica surgem, como paralisias, cegueira temporária entre outros, porém sem ter uma causa neurológica ! Os conflitos internos são convertidos em um sintomas físico.
O Transtorno Dissociativo, também conhecido como distúrbio de conversão, é um transtorno mental no qual a pessoa sofre de um desequilíbrio psicológico, havendo alterações na consciência, memória, identidade, emoção, percepção do ambiente, controle dos movimentos e comportamento.