A criança retratada é um personagem real. Ela tem cinco anos de idade e trabalha juntando garrafas d'água das ruas para ajudar a família a comer. A menina foi atrás do artista que a retratou e o convenceu a ensiná-la a desenhar.
Elas são retratadas como sérias, conscientes de suas responsabilidades com suas famílias e com o reino. E os bebês eram frequentemente retratados junto a um cachorro ou a uma ave, pois, na época, acreditava-se que uma boa educação estava associada à superação da natureza animal do ser humano.
1947 (idade 74 anos) Ivan Cruz/Data de nascimento
Seus quadros reatratam geralmente a infância a simples. Pintou diversos temas durante sua jornada, mas uma situação vivida em família o influenciou de tal maneira que é hoje referência em suas obras. Ele morava em uma casa alugada com a mulher e os filhos. Ao lado, vivia a irmã e, em uma segunda residência, um amigo.
Espantalhos, pipas, luas e estrelas são elementos recorrentes que refletem o apego à cultura rural e à paisagem do interior. Este universo infantil é povoado de elementos lúdicos, como brinquedos, brincadeiras e jogos: "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite.
74 anos (1947) Ivan Cruz/Idade
O artista plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro e brincava pelas ruas do seu bairro como toda criança. Apesar de amante da Arte, se formou em Direito em 1970, mas oito anos depois trocou o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio, região dos lagos.
A criança é eterna nas pinturas de Ricardo Ferrari.
O artista Ricardo Ferrari expõe 60 pinturas na mostra "Quintais de Ferrari", montada no Museu Inimá de Paula. Ricardo Ferrari define a sua pintura a partir do sentimento que o ofício lhe provoca: "Eu gosto de pintar o que me deixa feliz e alegre.
Cândido Portinari nasceu no interior de São Paulo numa cidadezinha chamada Brodowski em 30 de dezembro de 1903. ... Filho de imigrantes italianos teve uma infância pobre numa fazenda de café. Desde muito cedo já expressa gosto pela arte, começando a pintar com nove anos de idade.