O que é uma costela cervical?

O que é uma costela cervical?

A costela cervical é uma variação anatômica, pois geralmente não existem costelas na coluna cervical, quando presentes geralmente ocorrem na última vértebra cervical (C7), podendo causar a síndrome do desfiladeiro cérvico-torácico.

O que é ausência da costela cervical?

O que é ausencia de costela cervical ? A costela cervical é uma alteração anatômica que pode ou não gerar sintomas. Se não tens costela cervical pode despreocupar-se.

Como saber se tenho costela cervical?

Os sintomas da costela cervical, que é uma síndrome rara que provoca o crescimento de uma costela em uma das vértebras do pescoço, podem incluir:

  • Caroço no pescoço;
  • Dor no ombro e pescoço;
  • Formigamento nos braços, mãos ou dedos;
  • Mãos e dedos roxos, especialmente durante dias frios;
  • Inchaço de um braço;
  • O que é costela Hipoplasica?

    As costelas hipoplásicas resultam em tórax fixo e pulmões pouco insuflados. A ventilação é assumida basicamente pela musculatura diafragmática. É comum taquipnéia e hipotonia muscular, como observado no caso 2, embora o exame neurológico seja normal(1,2,10).

    O que é síndrome do desfiladeiro cervical?

    ​A Síndrome do Desfiladeiro Torácico acontece quando os nervos ou os vasos sanguíneos que estão entre a clavícula e a primeira costela ficam comprimidos, provocando dores no ombro ou formigamento nos braços e nas mãos, por exemplo.

    O que causa síndrome do desfiladeiro Toracico?

    A Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) é causada pela compressão do plexo braquial, artéria subclávia e veia subclávia na região do desfiladeiro torácico. Estas estruturas podem ser comprimidas entre a clavícula e a primeira costela ou por um número de variações anatômicas.

    O que quer dizer Espondilodiscoartrose cervical?

    A espondiloartrose cervical é um tipo de artrose que afeta as articulações da coluna na região do pescoço, levando ao surgimento de sintomas como dor no pescoço que irradia para o braço, tonturas ou zumbidos frequentes.

    O que é a costela flutuante?

    Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fígado. Articulam-se apenas às vértebras T11 e T12.

    O que a hipoplasia pode causar?

    Pessoas com hipoplasia de esmalte correm mais riscos de terem cáries, deformações dos dentes ou de sofrerem com sensibilidade dentária. O dente mostra uma alteração na cor, pequenas linhas, causando um comprometimento estético, principalmente quando os dentes da frente são atingidos.