O termo "correição", com base no Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, tem os seguintes sentidos: 1. Ato ou efeito de corrigir; correção. 2. Função administrativa, em via de regra de competência do poder judiciário, exercida pelo corregedor.
Função administrativa exercida pelo Corregedor-Geral da Justiça ou Juízes Corregedores, que tem por finalidade emendar e corrigir os erros e abusos de autoridades judiciárias e dos serventuários da justiça e auxiliares.
Correção e Correição são iguais no seguinte sentido: Ato ou efeito de corrigir(-se).
A atividade de correição tem por objetivo fiscalizar, inspecionar e acompanhar o bom desempenho das atividades cartorárias, bem como verificar a regularidade e a legalidade da atividade notarial e registral.
ZOOLOGIA designação comum, extensiva a diferentes espécies de formigas carnívoras, próprias de regiões tropicais, que se destacam por protagonizarem ataques predatórios em que organizam colunas com milhares de indivíduos em busca das presas de que se alimentam (larvas, insetos, aranhas, etc.)
2.1 Conceito e natureza jurídica de correição A função correcional, exercida pela Corregedoria Administrativa no âmbito do serviço público, visa fiscalizar e inspecionar o exercício das atividades desenvolvidas pelos servidores públicos, orientando para evitar abusos ou a ocorrência de irregularidades.
O Visto no processo, serve para informar que ele passou pela Correição. Nos casos dos processos parados por muito tempo, o recebimento do Visto em Correição representa que seu processo foi movimentado e retoma ao fluxo normal de seu andamento.
O Juiz Corregedor Permanente deverá, uma vez por ano, efetuar correição ordinária em todas as serventias, repartições e demais estabelecimentos sujeitos à sua fiscalização correcional, remetendo relatório à Corregedoria Geral da Justiça.
A correição parcial visa à emenda de erros ou abusos que importem a inversão tumultuária de atos e fórmulas legais, a paralisação injustificada dos processos ou a dilação abusiva dos prazos pelos Juízes de primeiro grau, quando, para o caso, não haja recurso previsto em lei.
Jogue farinha de milho em suas portas e em torno dos formigueiros. As formigas-correição amam fubá, mas elas não conseguem digeri-lo adequadamente. Elas vão comer, inchar e morrer.