A palavra concreção radiopaca no hipocondrio significa para Ana Clarice: Pedras nos rins. SigniAção de tornar concreto . Condensação de partes em um corpo sólido: concreção salina.
Radiopaco: ❖ Porção de uma radiografia processada que aparece clara ou branca – estruturas radiolúcidas são densas e absorvem ou resistem a passagem do feixe de raios X.
Objetos ou estruturas radiopacas são aquelas em que os raios-x provenientes do cilindro ou tubo de Hittorff-Crookes (ou simplesmente cilindro radiográfico), não conseguem atravessá-las. Ou seja, são as estruturas brancas nas radiografias, como dentes, estruturas metálicas, restaurações, entre outras.
1. Acção de tornar ou tornar-se concreto. 3. Reunião de partes ou de partículas formando um corpo sólido.
Os cálculos são minerais formados principalmente de sais de cálcio, fósforo e amônio, mais raramente de material orgânico (como ácido úrico, aminoácidos e sulfas), que se formam como concreções, principalmente no aparelho urinário do ser humano e de certos animais.
Existe uma escala de densidades que varia da tonalidade negra à branca de acordo com a espessura e peso atômico dos tecidos radiografados: densidade OSSO – radiopaco (branco); densidade ÁGUA (cinza claro); ... densidade AR – radiolucente (preto).
Classificam-se os tecidos numa escala que vai de radiotransparente (a radiação atravessa facilmente) a radiopaco (absorvem de tal maneira a radiação que pouco ou nenhuma consegue atravessar).
O que é Radiopacas: Plural de "radiopaca", relativo às estruturas em que os raios-x, provenientes do cilindro radiográfico, não conseguem atravessá-las, ou seja, as estruturas brancas nas radiografias (dentes, estruturas metálicas, restaurações, etc.).
Aspecto radiográfico: O processo pterigóide apresenta-se como uma área radiopaca retangular posterior ao túber da maxila. É observado em radiografias panorâmicas. Descrição: O palato duro é uma lâmina óssea que separa a cavidade nasal da cavidade bucal.
Os cálculos de estruvita – uma mistura de magnésio, amônio e fosfato – também são chamados de cálculos de infecção porque eles se formam somente na urina infectada.