Quando ela não está de acordo com a norma culta da língua.
Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.
Estão corretas as concordâncias nominais, exceto: a) A sala e os quartos estavam desarrumados. b) Perdi a primeira e a segunda aulas. c) Visitei uma exposição de esculturas e quadros raras.
Exemplo: Marisa gosta do clima frio. Os cavalos se soltaram e correram pelo campo. Coletivo: quando temos um sujeito coletivo, o verbo deve flexionar no singular, porque o coletivo é um vocábulo singular, que indica pluralização de elementos.
Deve haver bons motivos para a sua recusa. D A maioria dos estudiosos acha difícil uma solução para o problema. E Nem uma nem outra questão é difícil.
Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping. ... b) Se o adjetivo vier antes de dois ou mais substantivos, concordará com o mais próximo.
O adjetivo deveria concordar com o coletivo (plural) no masculino ou com o gênero e número do núcleo mais próximo.
A mesma está incorreta pois devemos ver que o adjetivo está depois dos substantivos e aqui temos dois substantivos, no caso um masculino e um feminino, sendo assim o adjetivo tem que ficar no plural masculino ou concordar com o mais próximo.
Está incorreta, pois como o adjetivo vem após os substantivos e são dois substantivos, um masculino e um feminino, o adjetivo deve ficar no plural masculino ou concordar com o mais próximo.