Compra vantajosa (badwill) ocorre quando o: Valor Pago pela Participação (VPP) no Patrimônio Líquido (PL) da investida é menor que o Valor Justo da Participação (VJP) no PL da investida.
Para que ela exista é preciso que os ativos líquidos da empresa em que se vai investir, mensurados a valor justo individualmente, valham mais que seu valor contábil, ou seja, que o valor de patrimônio líquido.
Caso o preço pago seja um valor inferior ao valor justo dos ativos líquidos, haverá um "ganho por compra vantajosa" (deságio), o qual deverá ser imediatamente levado a resultado.
– Após evento especial (absorção do patrimônio da investida pela investidora), o ganho por compra vantajosa deverá ser computado na determinação do lucro real dos períodos de apuração subsequentes à data do evento, à razão de 1/60, no mínimo, para cada mês do período de apuração.
Nota: para fins contábeis, de acordo com o CPC 18 (R2), 32, B, a menos-valia ("deságio"), que é o ganho apurado na aquisição de investimento, será contabilizado como receita, na data de aquisição.
Mais ou menos valia: Valor que corresponde à diferença entre o valor justo dos ativos líquidos da investida e o valor do patrimônio líquido; e. Goodwill: Valor que corresponde à diferença entre o custo de aquisição do investimento e o somatório do patrimônio e a mais ou menos valia. (Art. 178 da IN RFB n° 1.700/17)
Incorporação, fusão ou cisão podem ser operadas entre sociedades de tipos iguais ou diferentes, mas de acordo com o art. 223 da Lei o 6.404/76, a operação deve ser deliberada em conformidade com as disposições previstas para tal nos respectivos estatutos ou contratos socais das empresas envolvidas.
Pode-se conceituar goodwill como a diferença entre o valor da empresa (valor avaliado) e o seu valor de mercado. Não confundir com o ágio, que é a diferença entre o valor da empresa e seu valor contábil.
A Mais-valia também se trata de outro conceito de contabilização. Ela existe quando os ativos da empresa a ser investida, líquidos passivos, mensurados a valor justo individualmente, valem mais que o seu valor contábil.